Visualize as mensagens digitando o nome da série ou palavra relacionada ao seu interesse!

« Capítulo anterior
1 Coríntios 15
Próximo capítulo »
3Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,
4foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras,

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Justificação/Salvação pela Graça e Fé, não pelas Obras com Alan Nalley


(clique acima para ouvir o tema)
Introdução: Vamos abrir as nossas Bíblias na carta de Paulo aos ROMANOS. No contexto de Romanos a igreja de Cristo em Roma estava dividida. Os cristãos gentios e os cristãos judeus estavam condenando um ao outro, reunindo em lados diferentes da cidade. Podemos ver o conflito deles nos capítulos 14, 15 16. Paulo os escreveu para mostrar aos gentios e judeus que eles são igualmente perdidos pelo pecado e igualmente salvos pela graça de Jesus. Portanto, eles devem aceitar um ao outro, como Cristo os aceito (15:7), saudando um ao outro com um ósculo santo (16:16). Vamos estudar a doutrina bíblica: Salvação/ Justificação pela Graça e Fe, não pelas obras. Nesta carta Paulo deixou bem claro que Judeus, Gentios, Americanos e Brasileiros têm:
O Mesmo Problema“Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” Romanos 3:23. “Pecaram” é um verbo no passado. É o que aconteceu em nossas vidas. “Estão destituídos” é um verbo no presente. É a nossa realidade hoje. Todos estão destituídos no presente. Nós sempre pecaremos e nunca vamos alcançar a justa exigência de Deus. Veja os verbos no passado que descreveram Paulo antes de conhecer Cristo (7:9-14). Paulo vivia quando era bebê puro e inocente, mas morreu espiritualmente quando pecou. Veja os verbos no presente que descreveram Paulo depois de tornar-se cristão (7:15-25). Mesmo cristão,
Paulo ainda pecava. Nós precisamos aceitar que pecamos. Nós sempre pecaremos enquanto vivemos neste mundo, mas não devemos usar isso como desculpa para pecar mais. Devemos sempre nos esforçar a não pecar e quando acontecer, nós nos arrependeremos e nós procuraremos melhorar. É uma guerra espiritual. O desejo é andar na luz, mas a realidade é que pecamos. Se você andar na direção oposta de Deus você está morto espiritualmente. Se você andar na direção de Deus, mesmo falhando você está vivo espiritualmente. 
Vamos ver mais do nosso problema: “Pois o salário do pecado é a morteRomanos 6:23. No contexto de Romanos a palavra “morte” refere-se à morte espiritual. Estamos fisicamente vivos, mas com pecado nos separando de Deus, estamos espiritualmente mortos. É a morte espiritual em cada referência em Romanos, pois a morte é contrastada com a vida eterna em Cristo Jesus. 
Vamos ver mais sobre o nosso problema“Por tanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens” Romanos 1:18. Isso é futuro castigo de Deus. A justiça de Deus contra nosso pecado. Se você morrer fisicamente, vivendo no pecado, somente resta uma eternidade encarando a ira de Deus, enquanto você paga pelos seus próprios pecados...para sempre.
“Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus quando se revelará o seu justo julgamento. Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento” Romanos 2:5-6. Deus é perfeito. Ele nos fez perfeito e exige perfeição de nós. Seja perfeito como Ele é perfeito (Mateus 5:48). Mas nós falhamos. Deus também é justo, e para ser justo Ele tem que castigar pessoas que pecam, como o nosso sistema judicial castiga pessoas por quebrar a lei. Assim temos paz e harmonia na sociedade. Deus também é amoroso. Vamos falar sobre o amor de Deus, que é a solução de nosso problema.
Mas Há Uma Solução“Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda por meio dele seremos salvos da ira de DeusRomanos 5:9. Quando a Bíblia fala que somos “salvos” (Marcos 16:15-16), somos salvos do que? Salvos da ira de Deus, a Sua justiça. Somos poupados do castigo eterno no inferno.
A Solução envolve três palavras chaves em Romanos: Justificação, Graça e Fé (em contraste com Obras).
1. Justificação Há uma família de quatro palavras na carta aos Romanos que desenvolvem o tema da carta. (Vamos escrever a tradução destas palavra e a sua definição em Romanos).
(dikaiosúnei) – “justiça” (1:17; 3:5, 21-22, 25-26; 4:3, 5-6, 9, 11, 1322; 5:17, 21; 6:13, 16, 18-20; 8:10; 9:30-31; 10:3-6, 1014:17) – a qualidade de perfeição, sem pecado. Se você conseguir uma nota 10 quando obedece a lei de Deus, então você tem “justiça” (2:7, 10, 13), mas todos nós falhamos (3:10, 12, 23), não conseguimos nota 10 na prova. Vamos descobrir na carta aos romanos que somente Deus tem a qualidade de justiça e somente Deus pode dar justiça para nós. Nós não podemos ganhar ou merecer justiça. (Lembre-se de ver a palavra no seu contexto exegeticamente. Mateus usa “justiça” de outra forma em Mateus 5:20 – verifique contexto. “Fé” em Romanos é usado de forma diferente de Tiago. Para descobrir significado da palavra, não procure no dicionário, mas veja palavra repetida no contexto e deixa autor definir palavra). Por exemplo, a gente fala: “Selo”.
Dependendo o contexto você saberá o seu significado: selo num certificado no cartório, selo num envelope no correio ou dois jovens se beijando e “selando” o seu relacionamento. Que tal “pelo”. Andar pelo caminho ou o pelo no seu corpo. (díkaios) – “justo” (1:17; 2:13; 3:10, 26; 5:19; 7:12) – uma pessoa que tem a qualidade de perfeição (justiça), sem pecado. 
(dikaióo) – “declarados justos”; “justificado” ou “justificar” (2:13; 3:20, 24, 26, 28, 30; 4:2, 5; 5:1, 9; 6:7; 8:30, 33) – Deus “justifica” as pessoas quando dá a Sua “justiça” (dikaiosúnei - sistema de graça). Esta ideia está contrastada com “declarado justo pelo próprio mérito (2:7, 10, 13 – sistema de lei). Se você quebrou uma lei, nunca pode ser aprovado pelo próprio mérito (3:20). Uma pessoa é declarada justa pela lei ou pela graça, mas não uma mistura dos dois (4:4-5; 9:30-32; 11:6). 
(dikaíoma) – “O justo decreto de Deus”; “preceitos da lei” ou “as justas exigências da lei” (1:32; 2:26; 5:18; 8:1-4) – A exigência de Deus que nós não alcançamos por causa dos pecados. Nenhuma obra nossa pode nos ajudar, depois de pecar.
PONTO: Se você pudesse alcançar “as justas exigências da lei” (dikaíoma), você seria “justo” (díkaios) e não precisaria de alguém “justificar” (dikaióo) você, porque você teria a qualidade de “justiça” (dikaiosúnei). Deus decretou o Seu justo decreto (dikaíoma) e Ele é justo (díkaios), porque Ele tem justiça (dikaiosúnei) e somente Ele pode justificar (dikaióo) uma pessoa que pecou (Romanos 3:26). Ele faz isso mor meio da justiça/ castigo aplicado em Jesus em meu lugar na cruz e a ira de Deus foi satisfeita, pois nossos crimes/ pecados foram pagos.
2. Graça - “Graça” – Há dois tipos de “graça” em Romanos. O contexto determina o significado como vimos com as palavras: selo e pelo. 
A. Graça (charis) – Definição em Romanos: um favor que alguém não pode merecer: perdão, misericórdia (tema central da carta aos Romanos – (3:24; 4:4, 16; 5:2, 15, 17, 20-21; 6:1; 11:5-6). Graça é o sistema pelo qual o homem é justificado por Deus pela inocência decretada, por causa do sangue de Jesus. Graça é contrastada com lei. Lei é o sistema pelo qual o homem é justificado pela inocência provada, pois tirou nota 10 na prova. Mas somente Jesus tirou nota 10 na prova, nós não. As boas novas mostram como Deus nos declara justo: sangue de Cristo (5:9), a graça de Deus e nossa fé.
3:24 – “Sendo justificado” (didaioúmenoi – particípio presente passivo) – Chegamos a ter nota 10, justos, pela Sua graça. Deus justifica a gente (3:30; 4:5; 8:33). A parte passiva do verbo mostra que justificação é o que Deus faz por você, não o que você faz por si mesmo (3:20). Não é você fazendo obras para merecer salvação, mas Deus trabalhando por Jesus na cruz para justificar você. A parte presente do verbo mostra que Deus constantemente nos justifica. Enquanto nós constantemente pecamos (“estão destituídos”), somos constantemente justificados no mesmo momento (“sendo justificados”). Sempre salvo, enquanto andamos na luz, vivendo para Jesus (Romanos 5:1-2; 1 João 1:7-9).
1) “Gratuitamente” – uma dádiva de justiça (5:17) – Deus nos dá este presente, graça, não vem pelas nossas obras (11:6). Nós não fazemos obra, mas nós temos que fazer algumas coisas como “receber” o presente. Você não vai receber o meu presente se você não levantar, buscar o presente em baixo da árvore de Natal e abrir.
2) “Por Sua graça” – um favor que nunca poderemos merecer. 11:6 bom  comentário em 3:24.
3) “Redenção” – Comprado fora da escravidão do pecado. Jesus pagou o preço para nos libertar. **Há coisas para fazer para receber (5:17) a graça (fé obediente, arrependimento, confissão, batismo, perseverar), mas ainda não merecemos ou ganhamos a graça/presente. No batismo (6:1-7) não fazemos obras, mas por meio do batismo recebemos a graça. Deus oferece a graça no batismo. No batismo nós morremos para o pecado e Deus nos justifica (6:7). Batismo é obra de Deus. Em Romanos somente Deus pode justificar. Sepultados com Ele – vs. 4, Unidos a Ele – vs. 5, Crucificado com Ele – vs. 6, Morto com Ele – vs. 8. Tudo isso acontece no batismo quando pessoa morre para o pecado. O resultado é Viveremos com Ele – vs. 8. Eu não faço nada no batismo. Como Jesus não fez nada na cruz. Satanás O matou na cruz. Um amigo José O sepultou e Deus O ressuscitou dos mortos. Batismo é igual para nós. Satanás matou você quando pecou. Escolha um amigo para sepultar você no túmulo de água e Deus vai ressuscitar você para vida eterna com Seu poder. Colossenses 2:12 mostra que mediante a nossa fé, o poder que tirou Jesus do túmulo á o mesmo poder envolvido no meu batismo para me dar nova vida. Depois do batismo nós andamos com a mente do Espírito (Romanos 8), nunca perfeitos, mas crescendo e vivendo na graça. Não temos que nos preocupar cada minuto sobre inferno 
(Romanos 5:21 João 1:7-9; 5:13).
Lembre-se: Obediência de fé versus Obediência de obras. 
B. Graça (charis) – uma dádiva divina dada por Deus para um cristão fazer a obra de Deus. A palavra é associada com “dom” (charisma) (1:5, 11; 12:6-8). Paulo foi dado o dom de ser apóstolo e queria dar dons aos romanos pela imposição de mãos.
3. Fé obediente: Há dois tipos de fé no mundo – falsa ensinada pelos homens e verdadeira ensinada por Cristo (Romanos 10:17). Se quiser entender “fé” de acordo com Jesus tem que começar com a primeira referência em Romanos e leia até o final (Veja 1:5; 6:16-18; 10:16; 15:18; 16:19, 26). Temos que “obedecer ao evangelho” - 10:16 e 2 Tessalonicenses 1:7-9.
“Obediência” – Há dois tipos de “obediência” em Romanos. (MUITO IMPORTANTE)
A. Obediência de fé (upakoen pisteus)) – Eu não posso ganhar ou merecer nada de Deus, não importa o que eu faço. Se eu servir meu Mestre, Ele me dará salvação graciosamente, na obra redentora de Jesus. Isso é contrastada com...
- “Fé” – (fé - pisteus; crer - pisteu) – Fé (substantivo) e Crer (verbo) significam mesma coisa.
A. Não significa obediência à fé: (não é outra lista de regras), como sistema de ensinamento para obedecer. Mas ele está falando sobre o caráter de fé, éobediente, mas não há obras.
B. Definição de fé em Romanos: Confiar em Deus a fazer por nós o que nós não podemos fazer por nós mesmos. 
B. Obediência de obras (ergon) – Eu faço A,B,C e Deus me deve salvação. Eu a mereço. Eu a ganhei (3:20, 28).*Obediência de fé e obediência de obras não são a mesma coisa! Leia Romanos 4:1-4. Em Romanos graça não elimina obediência de fé, mas sim elimina obediência de obras.
- “Obras” (                                  )
A. Definição de obras em Romanos: Uma atitude que você estáganhando justiça de Deus por aquilo que você faz. (Capítulo 6 – batismo não é uma obra, mas fé obediente). É quando você recebe a graça de Deus. É como Naamã o leproso em 2 Reis 5:1-14 que foi curado da lepra quando mergulhou-se (batizou-se) sete vezes no rio Jordão. Não foi a água que curou ele, mas a sua fé obediente no poder de Deus.
B. “Fé” é sempre contrastada com “obras” em Romanos. Veja 4:4-5– contraste óbvio entre fé e obras.
Ponto da passagem: Paulo foi feito um apóstolo para conseguir a obediência de fé entre todas as nações por meio da pregação do evangelho. Evangelismo é chamar as pessoas pelo evangelho para servir Jesus como seu Mestre e Senhor, mas elas nunca podem ganhar ou merecer salvação. Salvação vem pela graça na obra de Deus por meio de Jesus na cruz. No batismo obedecemos com fé ao evangelho (10:16).


Perfeição - Justiça


10 ---------------------- Justa exigência da Lei (Com Cristo nota 10).
                  |
                  |                        
                  |
        ----------------- – Graça - “Sendo Justificado” - Presente
                  |
                  |
                  |
------------------------ Alan – “Estão Destituídos da glória de Deus” – Presente


                                -
                                -  Eu não posso alcançar a perfeição pelas obras.
                                -  “Todos Pecaram” - Passado
                                -
                                -
                                -
0 ------------------------


*Condição de graça: Morrer ao pecado no batismo – 6:3-7. Romanos 6:7 é a chave. Você é justificado no momento que tem fé obediente no batismo, no momento que você morre ao pecado e Deus o ressuscita para viver eternamente.

  • Crucificado no batismo
  • Sepultado no batismo
  • Ressuscitado no batismo
  • Receber a graça no batismo – 5:17
  • Oferecer membros do corpo com instrumentos da justiça – 6:13
  • Servir com a mente a lei de Deus – 7:25

Alguém que diz que foi justificado/ salvo por Deus antes do batismo acredita numa ilusão. Se ele acha que foi salvo antes do batismo por meio de uma oração, mais uma ilusão. A Bíblia nunca ensina orar para ser salvo. A Bíblia ensina o evangelho (1 Coríntios 15:1-4 – morte, sepultamento e ressurreição de Jesus – M.S.R.) que Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia. Nós somos responsáveis em obedecer ao evangelho (Romanos 10:16; 2 Tessalonicenses 1:7-9), nós fazemos isso no batismo (Romanos 6:1-8; Colossenses 2:12). Agora Marcos 16:15-16 faz sentido. O evangelho (M.S.R.) foi pregado. A pessoa creu no evangelho (M.S.R.) e foi batizado (M.S.R.) e foi salvo pela obra de graça de Deus. Atos 2:38 faz sentido agora. Pedro pregou o M.S.R. em Atos 2:22-24 e o povo perguntou: O que devemos fazer? Pedro não falou para fazer uma oração para ser salvo, mas disse: Arrependam-se e cada um de vocês seja batizado (morte, sepultamento e ressurreição) em nome de Jesus para o perdão dos seus pecados e receberão dom do Espírito Santo.


Batismo não é um símbolo. Não é algo que você faz diante de testemunhos que você já é salvo. Batismo é a sua participação no evangelho (morte, sepultamento e ressurreição)
Que Deus os abençoe na prática da Palavra de Jesus.


Querendo falar comigo, entre em contato: alannalley5@hotmail.com (Alan Nalley em 07 de abril 2011)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...