Visualize as mensagens digitando o nome da série ou palavra relacionada ao seu interesse!

« Capítulo anterior
1 Coríntios 15
Próximo capítulo »
3Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,
4foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras,

domingo, 9 de setembro de 2012

"O meu Pastor." Apresentando o Pastor. ... com Mauro Francisco.


O MEU PASTOR
A Apresentação do Pastor
Vinde e Vede!

O modo como se dava o discipulado de Jesus era muito distinto daquele dos rabinos. Na tradição rabínica, o discípulo escolhia seu mestre e por este era instruído na arte de inter-
pretar as Escrituras. Esta atividade de caráter intelectual desenvolvia-se numa escola onde o mestre distinguia-se pela excelência do saber e o discípulo, pelo desejo de conhecer.

O método adotado por Jesus consistia na transmissão de um modo de ser, mais do que uma ciência. Os discípulos não estavam confinados numa escola, mas se colocavam no seguimento do Mestre e aprendiam, ouvindo suas palavras e presenciando o que ele fazia em favor do povo. Este aprendizado existencial ia transformando a vida do discípulo, num processo paulatino de assimilação de tudo que o Mestre realizava.

O discipulado, neste caso, consistia num duplo movimento. "Vinde" indicava que o discipulado se dava pela iniciativa de Jesus que convocava para o seu seguimento. Era ele quem chamava. Cabia ao discípulo aceitar o convite. "Vede" supunha concentrar a atenção na pessoa de Jesus para captar os valores que regiam sua ação e deixar-se moldar por eles.

EIS O VERDADEIRO PASTOR

Aos que buscavam a salvação, o profeta João Batista humildemente aponta Jesus, que aceita a indicação e acolhe quem o procura, desde que este esteja disposto às implicações do seguimento.

Jesus faz a seguinte pergunta a quem o segue: “O que estais procurando?; e os seguidores respondem: “Rabi, onde moras?”; ou seja, Jesus nos pergunta o que realmente busca-
mos, que tipo de ansiedade temos em nossos corações, o que nos falta? A tomar pelos discípulos, precisamos de alguém que nos ensine a não errar tanto, a encontrar a forma de consertar e melhorar nossas vidas, o Mestre.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...